“BOCA DO VENTO”
Botujuru é um bairro distante do centro de Mogi das Cruzes á 7 km. Seu nome tem origem indígena que significa “BOCA DO VENTO”.
· Relevo predominante – Vale
· Limites do Bairro – Vila Paulicéia, Vila Suíssa, Distrito de Sabaúna e Serra do Itapety.
· Habitantes pelo Censo de 2000 – 6611 pessoas, mas segundo pesquisa realizada em comemoração ao aniversário do bairro estima-se que há 10.000 habitantes.
· Área total – 18 km.
Segundo o 1° Registro Oficial de existência do bairro em 06 de outubro de 1710 houve relatos que o patrono do bairro é José de Bulhoins que tinha uma vasta quantidade de terra.
No bairro encontramos Escolas Estaduais (Francisco de Souza Melo e José Ribeiro Guimarães) ensino fundamental e médio, Escolas Municipais Ana Maria Barbosa (ensino fundamental) e Argêu Batalha (Educação Infantil) e duas escolas Subvencionada Escola Maria Mãe do Divino Amor – Unidade I – que atende em período parcial e a Escola Maria Mãe do Divino Amor – Unidade II que atende em período integral e ONGs. Também há empresas, Clubes (Feital Velho e Clube do Banespa), Sítios de cultivo de cogumelos, Igrejas de várias doutrinas, Biblioteca Comunitária, comércios e uma grande área verde.
Um local para ponto turístico tem a Capela Cristo Redentor onde em seu interior encontramos pinturas Bíblicas desenhadas por um dos artistas locais Josué Alexandre de Moura, onde também se localiza a Escola Maria, Mãe do Divino Amor – Unidade II que atende cerca de 100 crianças, como também os ateliers de artistas renomados existentes no bairro: Olga Nóbrega, Mauricio Chaer e Lúcio Bittencourt.
A Comemoração do aniversário do Bairro ocorre desde o ano de 2004, com concursos, Desfile Cívico e apresentações das escolas.
Com esta iniciativa conquistou-se: A Bandeira Oficial do Bairro, o Hino Oficial, a gravação do CD, inserção da Data Oficial do calendário Turístico de Mogi das Cruzes do Aniversário do Botujuru e o Site Oficial.

Ótimo artigo!
ResponderExcluirÓtimo artigo!
ResponderExcluir